quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

salada de espinafre




Antes dessa salada espinafre pra mim era Popeye ou torradinhas da Nana!

Depois de um almoço com amigos, comandado pelo chef/designer Daniel, viciei nessa salada, me apossei da receita e já fiz algumas variações sobre o mesmo tema. O principal mesmo é a folhinha de espinafre crua, seu sabor amargo e a textura meio aveludada, que eu gosto muito. Os outros ingredientes e o molho dão o arremate final.

Então aí vai minha versão, diria, completa:

SALADA DE ESPINAFRE

* folhas de espinafre cru

* aspargos verde cortados em pedaços de aproximadamente 4cm, cozidos bem al dente (antes de misturar na salada, deixe esfriar)

* cebola roxa (pode ser a normal também) cortadas em rodelas ou tiras compridas (eu gosto de deixar na água gelada por um tempo, para tirar um pouco do amargo)

* mussarelas de búfala cortadas em rodelas (também pode substituir por queijo minas branco)

* morangos cortados em rodelas (também já substituí por outras frutas vermelhas, como ameixa, e acho melhor quando a fruta é mais docinha)

MOLHO

* azeite extra-virgem, molho de soja, vinagre balsâmico (pouco) e mel. É legal ter um sabor levemente adstringente, mas eu não sou muito fã de azedos, então não coloco muito vinagre. Já o substituí por suco de limão, também funcionou!

PREPARO

* só misturar todos ingredientes da salada e servir com o molho, não tem mistério! E vale, como já fiz, experimentar com outros ingredientes, tipo tomatinhos cereja, azeitona pretas, outras frutas vermelhas. O que estiver disponível na cozinha e achar que combina!



Essa daí é uma variação feita recentemente para 20 pessoas famintas, então a foto do prato todo montado não rolou, mas pelo menos a salada fez sucesso, isso que importa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...